Qual a importância de testar a reserva ovariana?

Qual a importância de testar a reserva ovariana?

A reserva ovariana representa a quantidade de óvulos que a mulher possui. Para aquelas que estão tentando engravidar, esse número é essencial, pois, ao contrário dos homens, as mulheres não produzem novos gametas ao longo da vida. Elas nascem com um número limitado de óvulos e a cada ciclo menstrual esse número vai diminuindo e a qualidade genética também.

A diminuição da quantidade de óvulos é um processo natural. A reserva ovariana é determinada por três exames . A contagem de folículos antrais através de uma ultrassonografia pélvica transvaginal no 2* ou 3* dia do fluxo menstrual , a dosagem do FSH basal (2* ou 3* dia do fluxo) e a dosagem do hormônio antimulleriano em qualquer dia do ciclo menstrual.

É importante ressaltar que esses exames não sao marcadores de infertilidade. São exames que nos auxiliam nas tomadas de decisões que variam desde o tipo de medicação indutora de ovulação que serão usadas e as dosagens bem como o momento que nos encontramos e a eventual necessidade de mudarmos um planejamento familiar previamente estabelecido. Não perca tempo e cuide da sua saúde reprodutiva!! Consulte um especialista!!

Sobre o autor: CGDW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*