O que é infertilidade

Hoje, no mundo, um entre dez casais sofre com a infertilidade. Embora seja difícil fazer quem está passando por isso entender, a infertilidade é uma doença. Doença que atinge duas pessoas simultaneamente, de várias formas.

De sintomas silenciosos, com inúmeras causas, que podem estar presentes no homem, na mulher e não raro, nos dois, traz como conseqüência a ausência do tão esperado bebê. Essa ausência, de dor tão profunda que só pode ser explicada por quem já a sentiu, muitas vezes acaba por adoecer a alma, tamanha a dor, a expectativa e frustração gerados. O medo de jamais concretizar esse sonho, que mais do que sonho é instinto, torna-se companheiro de todos os dias, levando a um estado de ansiedade raramente vivenciado em outras situações.

Mas é preciso entender que o sonho não deve ser considerado perdido diante dessa dificuldade, pois sabemos que existem diversas causas para a infertilidade, a maior delas passíveis de tratamento e cura.

A investigação clínica do casal deve ser feito após 12 meses de tentativas frustradas, ou se a gravidez não evoluiu. Em casos de pacientes com mais de 35 anos, costuma-se diminuir o prazo para seis meses de observação clínica.

Veja nossas outras notícias

Oncofertilidade – Saiba mais

Cada vez mais tem se tornado frequente o diagnostico de neoplasias (tumor/câncer) em pacientes durante a idade reprodutiva. E cada vez mais os tratamentos oncológicos

Leia Mais